1. O que é a Escola do Trabalhador?

A Escola do Trabalhador é uma das ações implementadas pelo Ministério da Economia visando a qualificação de milhares de trabalhadores brasileiros e o combate ao desemprego. Por meio da Escola são ofertados cursos em doze eixos temáticos, respeitando as definições da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Para saber mais, clique aqui.

2. Preciso pagar algo para fazer algum curso?

Não. Os cursos são todos gratuitos.

3. Preciso comprovar alguma experiência ou formação para fazer algum curso?

Não. Os cursos não exigem experiência ou formação anterior. No entanto, em alguns cursos, é recomendável ter conhecimentos sobre determinados assuntos. Você pode acessar esta  informação na descrição de cada curso.

4. Os cursos têm horário fixo?

Não. Os cursos são ofertados na modalidade a distância. Você pode fazer o seu próprio planejamento de estudo, desde que observe o período de realização do curso.

5. Quais são os cursos ofertados?

Para saber sobre a oferta de cursos, clique em CURSOS.

Não encontrou o curso que procura? Você pode sugerir os cursos que gostaria de ver aqui, na Escola do Trabalhador. Basta acessar a página de CONTATO e selecionar a opção “Sugerir novos cursos”, no campo “Assunto”.

6. Como faço a inscrição em um curso a distância do Portal da Escola do Trabalhador?

Para se matricular em um curso, você deve clicar no link “inscrever” que está na tela do respectivo curso. Em seguida, você deverá preencher um formulário com seu nome, CPF e e-mail. Após alguns instantes, você receberá por e-mail seus dados de acesso e instruções para acessar o ambiente. Lembre-se de verificar se o e-mail está na caixa de SPAM.

7. Quando poderei iniciar meus estudos?

O início do curso é imediato. Assim que você receber os dados de acesso por e-mail, você poderá iniciar o seu curso.

8. Não recebi o e-mail de confirmação de cadastro no curso. O que fazer?

Se você não recebeu o e-mail de confirmação de inscrição no curso, a primeira coisa a fazer é verificar sua caixa de SPAM. Como trata-se de uma mensagem enviada automaticamente pelo sistema, alguns servidores de e-mail podem não reconhecer a mensagem, especialmente se estiverem com o anti-spam ativo. No entanto, alguns servidores, como o BOL, Hotmail e Outlook, podem bloquear completamente este e-mail. Nesse caso, sugerimos criar um e-mail em outro provedor e realizar a inscrição usando o novo e-mail.

Para que servidores como Hotmail, Outlook, Live e MSN recebam os e-mails da Escola do Trabalhador, é preciso registrar o nosso e-mail como confiável. Para isso, basta seguir os seguintes passos: 1. Ir no menu de “Configurações” do Hotmail/Outlook/Live/Msn; 2. Escolher o item “Opções”; 3. Na lateral esquerda, ir no item “Email”; 4. Depois clicar no item “Lixo Eletrônico”; 5. Depois em “Remetentes Confiáveis”; 6. Adicionar o domínio “escoladotrabalhador.gov.br” ou o email “naoresponda@escoladotrabalhador.gov.br”; 7. Salvar.

9. Como faço para obter um certificado de conclusão de curso?

Os certificados de conclusão dos cursos são emitidos diretamente no ambiente do seu curso. Ou seja, assim que concluir o curso, tendo obtido nota suficiente para aprovação e respondido o formulário de avaliação do curso, acesse a opção “certificado” no menu lateral do curso, para a emissão imediata do seu certificado.

Os certificados serão disponibilizados apenas para os participantes que concluíram o curso com sucesso, atingindo a nota mínima para aprovação de cinco pontos e responderam à avaliação do curso.

10. Esqueci minha senha. O que devo fazer?

Basta solicitar a alteração da senha clicando aqui e seguindo as instruções do formulário.

11. Como posso trocar minha senha?

Para alterar sua senha, siga os seguintes passos:

1- acesse o ambiente EaD;

2- clique no link preferencias no menu do seu usuário, acessível no canto superior direito da tela;

3- clique no link “Mudar a senha” e siga as instruções do formulário.

12. Não consigo visualizar os materiais do curso. O que fazer?

Para acessar os materiais do curso, recomendamos que o seu computador utilize as versões mais atuais dos navegadores Google Chrome ou Mozilla Firefox.

13. Qual a idade mínima para fazer os cursos da escola do trabalhador?

Para acessar a plataforma e fazer os cursos a idade é livre. Mas para usar o certificado como comprovação para se candidatar a qualquer atividade laboral deve seguir a legislação que resguarda o trabalho infantil. A lei 10097/2000 pelo artigo 403 resguarda o trabalho de qualquer menor de 16 anos salvo na condição de menor aprendiz a partir de 14 anos completos.