Pensamento do Ciclo de Vida é uma forma de abordagem sistêmica que se aplica a toda e qualquer atividade humana com vistas a reduzir impactos socioambientais e aumentar a eficiência e a qualidade destas. O curso pretende suprir uma demanda atual e urgente: a preocupação com o meio ambiente, que já não é exclusividade de ambientalistas, pois toda e qualquer atividade humana gera impactos na disponibilidade e qualidade dos recursos naturais. Portanto, é crucial que se possa identificar tais impactos e como medi-los e assim minimizar os prejuízos à natureza e às pessoas.
O curso de PCV está baseado em três temas centrais. No primeiro, se destaca como a questão ambiental se tornou um fator de decisão na qualidade de vida das sociedades e a base para o desenvolvimento sustentável. No segundo, é analisado o caráter sistêmico dos sistemas produtivos, suas relações diretas e indiretas com o meio ambiente e sua ferramenta, a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV).
A ACV é uma técnica normalizada (ISO 14040/2009) que permite construir o perfil ambiental de produtos, processos e organizações e identificar seus pontos críticos. Ao final do curso, são analisadas possibilidades de aplicação da perspectiva do ciclo de vida enquanto abordagem prática para identificação, solução e minimização de problemas socioambientais nas mais diversas atividades humanas.