O curso “Economia Solidária” aborda uma nova visão do desenvolvimento econômico, no qual a inclusão social, a distribuição de renda e a sustentabilidade ambiental ganham relevância. Esses dois assuntos estão relacionados por oferecerem uma alternativa social para o modelo tradicional de produção. Segundo essa nova perspectiva, o valor social dos empreendimentos torna-se tão importante quanto o lucro.
No Brasil, em relação às iniciativas de economia solidária e associativismo, predominam as comunidades de pequenos agricultores, mas há também há destaque para cooperativas de artesãos e cooperativas de crédito. Segundo dados do Ministério do Trabalho (2013), 1,4 milhões de brasileiros dedicam-se a negócios relacionados a economia solidária. O curso trará distintas perspectivas teóricas e empíricas que fundamentam a ação social no desenvolvimento de negócios cooperativos. Esses conceitos complementares possibilitam aos alunos a compreensão do panorama nacional e internacional sobre o desenvolvimento de uma economia baseada na ação social.
O curso foi dividido em três temas, destacando no primeiro Tema a introdução à “Economia Solidária” com a apresentação do histórico, principais conceitos. O segundo Tema detalha “Cooperativismo” e o terceiro Tema apresenta uma visão geral sobre o processo de criação de uma cooperativa.