Nas profissões relacionadas à Segurança do Trabalho os profissionais estão muito mais envolvidos com a melhoria da qualidade de vida da sociedade do que com o lucro no exercício da profissão. O exercício da Segurança do Trabalho tem ganhado força no meio empresarial, pois se começou a perceber que é muito melhor investir em segurança do que ficar atendendo casos de acidentes ou perder bons profissionais por um período ou até para sempre.
Nas empresas do ramo da construção civil, o trabalho é um pouco mais complicado, uma vez que a construção não é um espaço de trabalho predefinido, isto é, pensado para o desenvolvimento da atividade produtiva. Tudo é provisório em uma obra, a atividade é nômade e não tem fluxo de trabalho predefinido, pois um terreno nunca é igual ao outro.
Neste contexto, o módulo de Análise de riscos na construção civil objetiva oferecer conhecimentos básicos na área da segurança do trabalho, discutir a elaboração de mapa de risco de um Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT), bem como os riscos em cada fase da obra.